Relatório Anual 2023

Esse é o nono ano desde que resolvemos alterar o esquema de relatório anual da Secção de Cometas/REA e o quarto ano envolvendo a Comissão de Cometas da União Brasileira de Astronomia, desde que assumimos essa comissão em janeiro de 2020. Após a publicação do Anuário Astronômico Catarinense 2015, onde apresentamos uma lista de cometas observáveis no ano calendar, a análise dos registros visuais de cometas passou a ser de janeiro à dezembro.
Apesar de a temporada de 2023 ter sido razoável para a aparição de cometas visualmente brilhantes, foram
29 cometas registrados, ultrapassando aos marcas de 2008 e 2021 e ocupando a segunda temporada com maior quantidade de cometas observados.


No período de janeiro a dezembro de 2023 nossa coordenação recebeu
535 registros visuais de 8 observadores. E foi nesta temporada que ultrapassamos a marca de 11 mil registros visuais.

- A observação visual de n° 11000 do nosso banco de dados foi feita por José Guilherme de Souza Aguiar (Campinas/SP) quando estimou o Cometa 237P/LINEAR em magnitude 12,2 no dia 12 de junho de 2023.

Vale lembrar também que no Quadro de Observadores Visuais,  José Guilherme de Souza Aquiar também atingiu a marca de 150 (cento e cinquenta) cometas visualizados e 2.500 (dois mil e quinhentos) registros visuais de cometas..

Assim, o gráfico da evolução no número total de registros visuais está disponível abaixo, indicando as marcas das milésimas observações:

Até 31 de dezembro de 2023 acumulamos um total de 11292 registros visuais.

Os cometas mais observados em 2023 foram: C/2017 K2 (Pan-STARRS), C/2020 V2 (ZTF), C/2021 T4 (Lemmon) e C/2022 E2 (ZTF).

Abaixo segue o relatório de observações visuais realizadas no período de janeiro a dezembro de 2023 incluindo quais os cometas em que cada observador participou com seus registros e o total de observações para cada cometa.

Destacamos também o envio de 15 imagens de cometas submetidas por 4 observadores. Notamos que à nível internacional a Secção de Cometas/REA é a única associação a listar tanto os registros visuais como as imagens num mesmo arquivo e organizados cronologicamente. Assim, o visitante do website pode conferir os parâmetros avaliados do cometa numa determinada data e verificar o aspecto fotográfico do cometa caso alguém disponibilizou a imagem nessa mesma data.

Após a reativação da União Brasileira de Astronomia e da publicação do Boletim Ouranos, a contribuição dos observadores de cometas foi a seguinte:

Ano LIII, nº 1
Informativo da Comissão de Cometas (por A. Amorim)
Cometas observados recentemente (por A. Amorim)
A passagem do Cometa 73P/Schwassmann-Wachmann (2022) (por J. G. de S. Aguiar)


Ano LIII, nº 2
Informativo da Comissão de Cometas (por A. Amorim)
A passagem do Cometa 81P/Wild em 2022 (por J. G. de S. Aguiar)
Encontro Brasileiro dos Observadores de Cometas (por A. Amorim)

Mas não podemos deixar de mencionar um dos principais eventos do ano que foi a realização do 4º Encontro Brasileiro dos Observadores de Cometas na sexta-feira, 8 de dezembro de 2023, nas dependências do IFSC - Campus Florianópolis. O Boletim Observe! Janeiro de 2024 possui em encarte especial que resume como foi o evento.



http://www.rea-brasil.org/cometas  
 (volta)