Relatório Anual 2021

Esse é o sétimo ano desde que resolvemos alterar o esquema de relatório anual da Secção de Cometas/REA e o segundo ano envolvendo a Comissão de Cometas da União Brasileira de Astronomia, desde que assumimos essa comissão em janeiro de 2020. Após a publicação do Anuário Astronômico Catarinense 2015, onde apresentamos uma lista de cometas observáveis no ano calendar, a análise dos registros visuais de cometas passou a ser de janeiro à dezembro.
A temporada de 2021 não foi muito boa para a aparição de cometas visualmente brilhantes, com exceção do Cometa C/2021 A1 (Leonard). Mesmo assim, foram pelo menos 23 cometas registrados, sendo a segunda temporada com maior quantidade de cometas observados, junto com a temporada de 2009. No período de janeiro a dezembro de 2021 nossa coordenação recebeu 337 registros visuais de 12 observadores. E foi nesta temporada que ultrapassamos a marca de 10 mil registros visuais.

- A observação visual de n° 10000 do nosso banco de dados foi feita por José Guilherme de Souza Aguiar (Campinas/SP) quando estimou o Cometa C/2020 R4 (ATLAS) em magnitude 9,9 no dia 5 de abril de 2021.

Vale lembrar também que no Quadro de Observadores Visuais,  José Guilherme de Souza Aquiar também atingiu a marca de 125 (cento e vinte e cinco) cometas visualizados e 2.000 (dois mil) registros visuais de cometas. Cabe também registrar que na temporada anterior, em 2020, Marco Antônio Coelho Goiato atingiu a marca de 150 (cento e cinquenta) cometas visualizados e 2.100 (dois mil e cem) registros visuais de cometas.

Assim, o gráfico da evolução no número total de registros visuais está disponível abaixo, indicando as marcas das milésimas observações:

Até 31 de dezembro de 2021 acumulamos um total de 10306 registros visuais.

Os cometas mais observados em 2021 foram 19P/Borrelly, 67P/Churyumov-Gerasimenko, C/2020 R4 (ATLAS), C/2020 T2 (Palomar) e C/2021 A1 (Leonard).

Abaixo segue o relatório de observações visuais realizadas no período de janeiro a dezembro de 2021 incluindo quais os cometas em que cada observador participou com seus registros e o total de observações para cada cometa.

Aqueles observadores que ultrapassaram a marca de 100 (cem) registros visuais desde janeiro de 2020 tornaram-se colaboradores da Comissão de Cometas/UBA. São eles: José Guilherme de Souza Aguiar, Marco Antônio Coelho Goiato e Willian Carlos Souza. Outro colaborador da Comissão de Cometas é Edvaldo José Trevisan por manter esse website on-line.

Destacamos também o envio de 55 imagens de cometas submetidas por 18 observadores. Notamos que à nível internacional a Secção de Cometas/REA é a única associação a listar tanto os registros visuais como as imagens num mesmo arquivo e organizados cronologicamente. Assim, o visitante do website pode conferir os parâmetros avaliados do cometa numa determinada data e verificar o aspecto fotográfico do cometa caso alguém disponibilizou a imagem nessa mesma data.

Após a reativação da União Brasileira de Astronomia e da publicação do Boletim Ouranos, a contribuição dos observadores de cometas foi a seguinte:

Ano LI, nº 1
Avaliando o tamanho e a posição da cauda (por A. Amorim)
A fotmetria visual de cometas (por A. Amorim)

Ano LI, nº 2
Fotometria visual: o método "B" (por A. Amorim)
10 mil observações visuais de cometas (por A. Amorim)
Informativo da Comissão de Cometas (por A. Amorim)

Ano LI, nº 3
Fotometria visual: o método "M" (por A. Amorim)
Informativo da Comissão de Cometas (por A. Amorim)
Relatório da passagem do Cometa C/1986 P1 (J. G. de S. Aguiar)

Ano LI, nº 4
Fotometria visual: o método "extrafocal" (por A. Amorim)
Relatório da passagem do Cometa 7P/Pons-Winnecke (2021) (J. G. de S. Aguiar)
O cometa de Atawallpa (J. G. de S. Aguiar e Erwin Salazar Garcés)
Informativo da Comissão de Cometas (por A. Amorim)

O endereço para acessar esses artigos é: http://acervoastronomico.org/uba-ano-50.
 (volta)