Relatório Anual 2022

Esse é o oitavo ano desde que resolvemos alterar o esquema de relatório anual da Secção de Cometas/REA e o terceiro ano envolvendo a Comissão de Cometas da União Brasileira de Astronomia, desde que assumimos essa comissão em janeiro de 2020. Após a publicação do Anuário Astronômico Catarinense 2015, onde apresentamos uma lista de cometas observáveis no ano calendar, a análise dos registros visuais de cometas passou a ser de janeiro à dezembro.
Apesar de não apresentar cometas muito brilhantes, a temporada de 2022 teve pelo menos 22 cometas registrados, sendo a quarta temporada com maior quantidade de cometas observados, sendo ultrapassada pelas temporadas de 2008, 2009 e 2021. No período de janeiro a dezembro de 2022 nossa coordenação recebeu 449 registros visuais de 6 observadores.

Até 31 de dezembro de 2022 acumulamos um total de 10775 registros visuais, sendo que a observação visual de nº 10 mil foi alcançada na temporada anterior, em 5 de abril de 2021, por José Guilherme de Souza Aguiar.

Os cometas mais observados em 2022 foram o C/2017 K2 (Pan-STARRS) e C/2019 L3 (ATLAS).

Abaixo segue o relatório de observações visuais realizadas no período de janeiro a dezembro de 2022 incluindo quais os cometas em que cada observador participou com seus registros e o total de observações para cada cometa.

Aqueles observadores que ultrapassaram a marca de 100 (cem) registros visuais desde janeiro de 2020 tornaram-se colaboradores da Comissão de Cometas/UBA. São eles: José Guilherme de Souza Aguiar, Marco Antônio Coelho Goiato e Willian Carlos de Souza. Outro colaborador da Comissão de Cometas é Edvaldo José Trevisan por manter esse website on-line.

Destacamos também o envio de 20 imagens de cometas submetidas por 7 observadores. Os links para cada imagem estão na mesma lista de observações visuais. Notamos que à nível internacional a Secção de Cometas/REA é a única associação a relacionar tanto os registros visuais como as imagens num mesmo arquivo e organizados cronologicamente. Assim, o visitante do website pode conferir os parâmetros avaliados do cometa numa determinada data e verificar o aspecto fotográfico do cometa caso alguém disponibilizou a imagem nessa mesma data.

Após a reativação da União Brasileira de Astronomia e da publicação do Boletim Ouranos, a contribuição dos observadores de cometas nas quatro edições regulares deste Boletim em 2022 foi a seguinte:

Ano LII, nº 1
Informativo da Comissão de Cometas (por A. Amorim)
Cometas observados recentemente (por A. Amorim)
Os cometas de Nicolini (por A. Amorim)
O Cometa Bennett (por Jean Nicolini, in memoriam)
O Cometa 3D/Biela (por A. Amorim, J. G. de Souza Aguiar e W. C. Souza)

Ano LII, nº 2
Relatório da passagem do Cometa 104P/Kowal (por 
J. G. de S. Aguiar)
Fotometria visual: fontes de magnitude (por A. Amorim)
Cometas observados recentemente (por A. Amorim)
Informativo da Comissão de Cometas (por A. Amorim)

Ano LII, nº 3
Donald Machholz (1952-2022)  (por A. Amorim)
Informativo da Comissão de Cometas (por A. Amorim)
Cometa C/1982g = C/1982 M1 (Austin) (por J. G. de S. Aguiar)
Fotometria visual: o Catálogo Tycho (por A. Amorim)

Ano LII, nº 4
50 anos do Boletim da UBA (por A. Amorim)
Informativo da Comissão de Cometas (por A. Amorim)
A passagem do Cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova (2022) (por J. G. de S. Aguiar)

Disponibilizamos um índice de artigos publicados desde 2020 no seguinte endereço:
http://www.rea-brasil.org/cometas/indice.pdf  

O endereço para acessar esses artigos é: http://acervoastronomico.org/uba-ano-52.
 (volta)