BANCO DE DADOS / LOGIN
usuário:
senha:
cadastro?
MENU

HOME
SOBRE NÓS
ASSOCIAR
INICIANTES
BOLETIM SUPERNOVAS
LINKS
REPORTES
3ª CONVENÇÃO REA
REA COMO TESE DE DOUTORADO


CATÁLOGOS

ESTRELAS VARIÁVEIS
CATALOGO REA/BRASIL


SEÇÕES

ECLIPSES
COMETAS
ESTRELAS VARIÁVEIS
OBSERVAÇÃO SOLAR
MERCÚRIO E VENUS
MARTE
LUNAR
BUSCA DE SUPERNOVAS
ASTROFOTOGRAFIA

 

Reportes

- - = = Reporte # 10- Setembro 2002= = - -
- - = = Report # 10- September 2002= = - -

Retorna

Paulo Cacella,
"A descoberta da Supernova 2002BO em NGC 3190"

Relato da descoberta histórica da Supernova 2002BO pelo autor.

Cláudio Brasil Leitão Júnior,
"A intrigante luz cinzenta de Vênus: avanços recentes e resultados observacionais "

O intrigante fenômeno da luz cinzenta é um antigo mistério do Sistema Solar que permanece sem explicação satisfatória até hoje. O fenômeno da luz cinzenta consiste numa baixa luminosidade observada na região não iluminada do planeta, similar ao que ocorre a nossa Lua.

Paulo Holvorcem,
"Observações astrométricas de asteróides e cometas, 2000-2002 "

Sumário dos resultados observacionais alcançados na observação de NEOs e cometas utilizando o Observatório Abrahão de Moraes (Valinhos, SP) e do telescópio robótico do Observatório Tenagra (USA).

Alexandre Amorim,
"Visual observations of Comet LEE (c/1999H1)"
"Observações visuais do Cometa LEE (c/1999H1)"

Visual observations on the Comet C/1999H1 (Lee) and general descriptions, including photometric parameters and physical characteristics.

Observações visuais do Cometa LEE (c/1999 H1) e descrições gerais, incluindo parâmetros fotométricos e características físicas.

Alexandre Amorim,
"Analysis of light curve of U Octantis"
"Análise da curva de luz de U Octantis"

U Octantis is a long period variable star with a period of 308 days, amplitude of 7.0 - 14.1 V and spectral type of M4e - M6(II-III)e, as listed in the GCVS. Visual observations from 1990-2001 from REA database show one unusual property: the period has been decreasing from 308 days at JD 2441915 (1973, GCVS) to its present value of 303 days. U Octantis may enter a He-shell Flash in its interior, such R Hydrae and R Aquilae. This report analyses other star's parameters: absolute magnitude, minimm and maximum luminosity and probable distance from solar system. In this research, we have used, and acknowledge with thanks, data from the AAVSO International Database, based on obervatons submitted to the AAVSO by variable star obervers worldwide.

Este reporte mostra os resultados e conclusões preliminares obtidos a partir da curva de luz de U Octantis entre janeiro de 1990 e março de 2001. Neste período foram feitas 191 estimativas de magnitude visual cobrindo 14 ciclos. Para analisar a diminuição do período de U Octantis, os dados da AAVSO desde 1961 foram utilizados.

Tasso A. Napoleão e Carlos A. Colesanti,
"Fotometria CCD da variável de período ultracurto CY Aquarii"

Resultados obtidos da série de observações da variável CY Aquarii, utilizando-se um telescópio Schmidt-Cassegrain Meade LX200 de 12 polegadas de abertura e f/D=10 acoplado a um redutor f/3.3. A câmera CCD usada foi a ST-7E da SBIG em conjunto com o filtro V "research grade" do mesmo fabricante, que apresenta FWHM de cerca de 100 Angstrons. A redução fotométrica foi feia com o software "Astronomical Image Processing for Windows"; o software AVE para análises posteriores e trabalhos gráficos; e o Excel.

Paulo Cacella,
"Confirmação da Nova SGR 2002 V4741 Sgr"

Relato da confirmação da Nova SGR 2002 V4741 Sgr feita pelo autor para a rede VSNET, após a detecção da mesma por William Liller no Chile.

Paulo Cacella,
"Detecção de transiente de Raios X em XTE J0929-314"

Os transientes de raios X são observados regularmente pelo Rossi X-ray Timing Explorer da NASA e suas detecções são publicadas nas IAUCs com posições e incerteza associada. Esses fenômenos estão associados muitas vezes a binárias onde um elemento do par é um pulsar que retira massa de sua companheira até praticamente encoli-la por inteiro. Com a disponibilidade de diversos equipamentos para detecçào de transientes em diversas faixas de frequência a astronomia amadora tornou-se ferramenta importante para detecção de contrapartes ópticas, devido a possibilidade de uso de equipamento em tempo hábil.

Marco Antonio De Bellis,
"Remoção da vinhetagem de imagens astronômicas no Adobe Photoshop "

Denomina-se vinhetagem a não uniformidade de iluminação em uma fotografia qualquer, toda vez que a mesma se verifica progressivamente do centro para as bordas da imagem. Em imagens astronômicas o efeto é mais acentuado, uma vez que o fundo do céu, que preenche toda a mesma, deveria ter, ao menos teoricamente, a mesma densidade em toda a sua extensão. Pode-se dizer que é a imperfeição mais comum em fotografia astronômica, passando inadvertida aos olhos do leigo, mas flagrante àqueles mais experientes.

 

 

 
copyright REA Brasil © 2008
manutenção: Edvaldo J. Trevisan