Página REA Brasil
www.rea-brasil.org

Ano Internacional da Astronomia - 2009


Página oficial da seção de Estrelas Variáveis da Rede de Astronomia Observacional


Seja bem vindo ao reino das estrelas variáveis!

Seção do Iniciante
O que são...
Como observar...
Cartas de Busca
Variáveis Binoculares
Variáveis REA
Curvas de Luz

Seção Avançada
Destaques Observacionais
Portal REA
Lista de Variáveis REA
Observações Realizadas
Formulário de Observações
Links e Softwares
Seção de Novas

Os links acima abrirão em nova página.

Atualizada em 21/setembro/2008.

O que são estrelas variáveis?

    São estrelas que variam de brilho ao longo do tempo, de forma periódica ou não.
    A variação de brilho ocorre basicamente por dois motivos:

      1) Variações decorrentes de fatores relacionados à própria estrutura física das estrelas, como contrações e expansões de suas camadas mais externas, com o conseqüente aumento e diminuição da superfície irradiadora. Outras estrelas variam de brilho em decorrência de erupções e explosões ocorridas em suas cromosferas. De forma geral, as estrelas que apresentam um destes mecanismos de variabilidade são conhecidas como variáveis intrínsecas.

      2) Variações decorrentes de fatores externos à constituição física estelar, como eclipses parciais ou totais ocorridos em sistemas estelares binários ou múltiplos. Uma estrela com grandes manchas em sua cromosfera pode apresentar-se também como variável, à medida que sua rotação axial nos mostra faces com maior ou menor intensidade luminosa. Outras ainda podem se tornar variáveis em função da sua interação com nebulosidades que as circundam. De forma geral, as estrelas que apresentam um destes mecanismos de variabilidade são conhecidas como variáveis extrínsecas.

    A rigor, se considerarmos uma estrela qualquer durante toda sua trajetória evolutiva, ela certamente irá variar de luminosidade em pelo menos uma fase de seu ciclo de vida. Sob esta óptica, poderíamos dizer que toda estrela é, foi, ou será variável. No entanto, o conceito mais popular de estrela variável aplica-se apenas à fase observável da estrela ao longo da existência humana.

    (Padilla/Tasso)


webmaster e coordenador da área de variáveis
endereço não clicável - copiar este email