Registros brasileiros na Base de Dados de Observação de Cometas

Com grande satisfação que anunciamos o compartilhamento de nossos registros visuais com a Comet Observation Database (COBS)

Seguindo o exemplo das demais Seções de Cometas das associações internacionais, tais como a BAA Comet Section, ALPO Comet Section e o VdF- Fachgruppe Kometen, a Secção de Cometas/REA compartilhou todas as observações visuais de cometas disponíveis em nossa Base de Dados com o COBS - Comet Observation DataBase.

O COBS foi desenvolvido em 2010 e é mantido pelo Observatório Crni Vrh, na Eslovênia. Sua base de dados é um tanto similar a uma proposta que o observador Nilton Frota estava desenvolvendo para a REA, em que observadores registrados enviavam seus dados através de uma base de dados SQL.
Assim como as páginas de observações da Secção de Cometas/REA estão livremente disponíveis para consulta on-line, os dados no COBS fazem mais do que isso: permitem construir curvas de luz e coletar algumas informações estatísticas, tais como, saber quais os registros são provenientes de determinado país ou associação.

O cadastro da Rede de Astronomia Observacional foi importante neste aspecto uma vez que vários de nossos colegas observadores já enviavam seus registros para o COBS.

Significa que o website da Secção de Cometas/REA não será mais atualizado? Longe disso! Continuaremos com o mesmo trabalho. Só que agora, de tempos em tempos, também abasteceremos a Base de Dados do COBS.

O website está situado no endereço

http://www.cobs.si

Para terem uma ideia da situação da REA e do Brasil no cenário internacional da observação visual de cometas, sugerimos acessar este link: http://www.cobs.si/statistics

No início de 2016 o COB recebeu um enorme volume de dados do International Comet Quartely. Nosso trabalho é sincronizar os registros de observadores brasileiros enviados ao ICQ que já estão disponíveis no COBS. A primeira etapa desse trabalho permitiu a inclusão de 642 observações visuais que não existiam na Base de Dados da Secção de Cometas/REA (Veja Quadro de Observadores).

Porém, o trabalho ainda não está concluído. Existem observações antigas que precisam ser conferidas e transformadas no formato apropriado. Além de termos observações de alguns cometas não cadastrados no COBS.

    As informações desta página, salvo outra indicação, são ©2015-6 Costeira1 e Cometas/REA

                                   (volta)