Pesquisa e Recuperação de Observações Visuais
     A Secção de Cometas/REA tem como um dos seus objetivos a recuperação das observações visuais de cometas feitas no Brasil. Na Convenção da REA em janeiro de 2004 este objetivo foi exposto aos demais membros da associação, principalmente no resgate das observações do Cometa 1P/Halley. Desde 2004 houve algum progresso, a saber:

a) resgate das observações do Cometa 1P/Halley feitas por Avelino Alves e enviadas ao IHW.
b) envio de diversas observações pré-1988 por parte de José Guilherme Aguiar.
c) descoberta das observações de José Brazilício de Souza no período de 1884-1907.
d) inscrições dos observadores do PBOCH (enviadas pelo então coordenador, Nelson Travnik).
e) relação de cometas após pesquisa em livros diversos.

     Outras pesquisas foram feitas, porém sem a inclusão das observações no Banco de Dados da Secção de Cometas/REA. Tratam-se de algumas observações visuais enviadas à Comissão de Cometas da UBA entre 1983 e 1986.

Como participar?

Este trabalho está aberto a todo interessado em observação visual e em regastar o registro visual. Basta entrar em contato com a Secção de Cometas/REA.

Abaixo temos alguns exemplos de como resgatar uma observação visual de cometas e/ou transformá-la no formato apropriado.

1) Quando apenas se sabe que o registro existe:

O Boletim Universo n° 20 (ano 5, out-dez/1985) na página 218 informa que José Manoel L. da Silva (BRASIL) observou o Cometa Iras-Araki-Alcock, porém não mostra nenhum outro dado referente. Casos como esse são úteis no sentido de contactar o observador e recuperar seu registro.

2) Quando existe uma descrição do cometa observado:

O Boletim Universo n° 21 (ano 6, jan-mar/1986) na página 20 traz diversas observações do Cometa 1P/Halley feitas por brasileiros. Notem este parágrafo:

"El 6 de Noviembre lo localizaran Luiz Augusto L. da Silva, Gilberto K. Renner, Luis Antonio Machado y Marcelo D. Nery, desde Porto Alegre, BRASIL, con un reflector de 20 cms, a f/3, propiedad de este ultimo. Para evitar la polución luminosa, se desplazaron a 60 Kms. al Sur de la ciudad. Su reporte: "Observando ao refletor newtoniano, a coma mostrava um leve abrilhantamento central (grau de condensação 3), possuindo ainda, conforme Renner, contorno al assimétrico. O cometa, sem cauda, foi bem avistado também em binóculos (10x50, 16x50, 8x40), tendo sido estimada sua magnitude em 8.4 (Luiz Augusto), com auxílio do método de Brobovnikoff, usando estrelas do Atlas da AAVSO. A magnitude limite na região do coeta foi estimada em 6.0, no zênite 6.5""

Do parágrafo acima, podemos reduzir a observação desta forma:

1985 Nov  6  B  8.4       instr. ?  Luiz Augusto,60 km S. Porto Alegre/RS

O que não foi informado explicitamente: hora da observação e instrumento usado para estimar a magnitude. Para saber mais sobre o formato usado pela Secção de Cometas/REA leia este artigo.


3) Tabelas:

O Boletim Universo n° 21 (ano 6, jan-mar/1986) na página 28-9 traz uma tabela com diversas observações do Cometa 1P/Halley recebidas. Nesta tabela temos as seguintes observações de brasileiros:

Fecha   Observador  Magnitude  Metodo  Telesc. cm  Aumento   Coma   Ciudad/Pais
1985
06/11   L.A.L. Silva     8.4     Bo        20.0      --        -    P. Alegre/BRASIL
06/11   A. Alves         8.5     Bo        11.5      --        -    Florianopolis/BRASIL
02/12   G.K. Renner      6.0    Vis        ojo        1        -    
P. Alegre/BRASIL
        y colaboradores

O que não foi informado explicitamente: hora da observação e aumento dos telescópios. Note que especialmente neste caso o registro de L.A.L. Silva complementa a informação anterior (item 2) no sentido de indicar o instrumento usado.

4) Imagens:

Havendo imagens, o ideal é seguir as instruções de envio de imagens para a Secção de Cometas/REA.

Dúvidas e mais informações, entre em contato com a Secção de Cometas/REA.

                                  (volta)