Programa Brasileiro de Observação do Cometa Halley

  

Muitos lembram a respeito desta importante campanha observacional que movimentou os astrônomos amadores em meados da década de 1980. Em fevereiro de 1983, praticamente na mesma época em que publicou o livro "Os Cometas - Tudo Sobre o Halley", Nelson Travnik criou o PBOCH - Programa Brasileiro de Observação do Cometa Halley, em associação com outros dois programas em atividade naquela ocasião:o IHW (International Halley Watch) e o CIOCH (Coordenacion Internacional de Observacion del Cometa Halley - LIADA).

No entanto desde 1986 não sabíamos quem de fato participou da campanha, muita informação ficou espalhada por diversos clubes e observadores no Brasil. Em outubro de 2001 numa conversa com o coordenador da Secção de Cometas/REA, Nelson Travnik acenou com a possibilidade de repassar todas as fichas sobre o PBOCH. Desde então recebíamos alguns prospectos da época do programa. Mas depois duma nova visita à Santa Catarina em outubro de 2007 o fato se consolidou.


A Secção de Cometas/REA tem o prazer de anunciar o recebimento de 151 fichas de inscrição do PBOCH, gentilmente remetidas pelo confrade Nelson Travnik. Trata-se de um material importantíssimo para a história da observação visual de cometas no Brasil. Uma campanha comparável ao PBOCH deu-se em 2003-2004 por ocasião da observação dos cometas C/2001 Q4 (NEAT) e C/2002 T7 (LINEAR), quando até mesmo um boletim eletrônico foi editado por esta Secção. Mas vale lembrar que a campanha de 2003-2004 seguia moldes semelhantes ao PBOCH.

O que se pretende fazer?

A organização das 151 fichas serve para mapearmos os observadores de cometas no Brasil na década de 1980 e compararmos com o quadro atual. Além disso, permite colher os dados observacionais remetidos à outras associações, pois os registros enviados ao PBOCH eram repassados para as demais (IHW e LIADA).

Acompanhe a primeira análise das fichas.

Várias observações visuais do Cometa Halley foram recuperadas. Veja a lista de observações.

Carlos Arlindo Adib fez um compilado de vários registros do Cometa Halley conforme observações feitas no Brasil.

Curva de luz com as observações visuais feitas no Brasil.

Imagens enviadas para a Secção de Cometas/REA.

Publicações relacionadas ao PBOCH estão disponíveis no website Acervo Astronômico.

Com a devida permissão do observador, abaixo temos uma imagem da ficha de inscrição de Avelino A. Alves, notável observador visual cujos registros no IHW já foram obtidos.


 (volta)