C/2006 P1 - Cometa McNaught
INFORMAÇÕES RECENTES

Mirror-site:
 http://costeira1.astrodatabase.net/cometa/06p1.htm

 http://reabrasil.org/cometa/06p1.htm



25 de fevereiro - 4 de março:
O cometa ainda é estimado em torno da 5ª magnitude. Sérgio Mendonça Jr aproveitou o Eclipse Total da Lua no dia 3 de março e obteve esta imagem do cometa C/2006P1. Em Florianópolis o cometa já é um objeto circumpolar (nunca fica abaixo do horizonte).


17-25 de fevereiro:
O cometa é estimado em torno da 5ª magnitude. Observações da ESO revelaram jatos espiralados provenientes do núcleo.


10-16 de fevereiro:
O cometa segue sendo observado tanto ao anoitecer como ao amanhecer. Estimativas recentes o colocam em magnitude 4.8 . Acompanhe os registros feitos por observadores da REA nesta página.


9-12 de fevereiro:
O cometa perde brilho porém ainda é visível como um astro de 4a magnitude, sendo facilmente discernível através de binóculos.
Sandro Ebone divulga vídeo realizado em 13 de fevereiro de 2007 quando observou o cometa à luz do dia.

5-8 de fevereiro:
O cometa segue sendo observado tanto ao anoitecer como ao amanhecer. Estimativas recentes o colocam em magnitude 4 e a cauda ainda é visível.

4-5 de fevereiro:
O cometa foi brevemente observado ao amanhecer do dia 5 em Florianópolis. Apesar da baixa altura e do luar notou-se pelo binóculo 7x50 que o cometa ganhou um pouco de brilho em relação ao dia anterior. A partir do dia 4 de fevereiro o cometa é melhor observado ao anoitecer pois sua altura é superior à altura durante o amanhecer. Alfredo Martins (GEA) divulga algumas imagens dentre elas uma tomada em Urubici (SC).
Surgem as primeiras imagens com close na coma obtidas por Tony Scarmato e Rolando Lingustri.


3-4 de fevereiro:
Excelente noite em Florianópolis permitiu a contemplação do cometa por breves momentos a olho nu, com brilho avaliado entre magnitues 3 e 3.6. Através de binóculos foi possível detectar a cauda aberta de PA 125 a 170, mostrando duas partes em destaque, sendo a principal com extensão de 1.6 graus em PA 170 e a secundária com extensão de 0.6 graus em PA 125, conforme esboço abaixo feito por A. Amorim e a foto tomada por Mendonça Jr. Em destaque o que parece ser uma provável anti-cauda em PA~300.


Na manhã do dia 4 o cometa foi reobservado. Usando uma luneta de 60mm f/13 em 64x notou-se que o grau de condensação da coma diminui sendo avaliado em DC = 5, conforme escala usual. Também se detectou uma coma discreta sem formações específicas, tampouco núcleo duplo. Rodrigo Coelho e seus colegas observaram o cometa na localidade de Santo Antônio de Lisboa (Florianópolis).

2-3 de fevereiro:
Da mesma forma que na noite do dia 1° de fevereiro, a atmosfera em Florianópolis estava muito boa para a observação do cometa. No entanto o luar passará a interferir a partir desta data, ficando a observação do cometa melhor para o período do anoitecer. A magnitude média do cometa está em torno de 3. O cometa foi observado em ambos os períodos estando melhor situado para observações com um fundo do céu mais escuro. Geraldo Mattos conseguiu detectar o cometa a olho nu, favorecido pelo local de observação (Estação Carijós - Jurerê, Florianópolis).
Imagem obtida por Amorim na noite do dia 2 mostra uma cauda em torno de 2 graus. O ponto localizado a 1 grau à direita do cometa é a estrela Theta Indi de magnitude 4.4 .


1° de fevereiro:
Impressionante imagem mostra o comportamento da cauda do cometa conforme a explicação das síndinas e das síncronas está no Astronomy Picture of the Day. O cometa foi observado ao anoitecer em Florianópolis. Excetuando a interferência do luar, o céu estava em em melhores condições de visibilidade desde o dia 13 de janeiro. O cometa foi estimado em torno de magnitude 3 e ainda apresenta uma cauda com cerca de 1 grau de extensão.

Abaixo está a trajetória do cometa para observações ao anoitecer:


E abaixo está a trajetória do cometa para as observações ao amanhecer:


31 de janeiro:
O Cometa é observado ao amanhecer em Florianópolis, sendo estimado em magnitude 2.3 e com uma cauda de 1 grau de extensão. A observação foi deita por Amorim usando um binóculo 7x50. José Aguiar voltou a observar o cometa ao anoitecer dos dias 30 e 31 de janeiro e estimou o brilho em torno de 2.6 . A olho nu ele relatou uma cauda com cerca de 1.3 a 2 graus de extensão.


30 de janeiro:
O Cometa é observado ao amanhecer em Florianópolis, localidade de Carianos. A magnitude estimada foi de 1.8 através de binóculos 7x50. Em virtude da interferência de nuvens não foi possível detectar a cauda. No período do anoitecer não foi possível observar em virtude do céu encoberto. José Agustoni divulga várias imagens obtidas em Xangrilá/RS entre os dias 15 e 22 de janeiro. John Drummond (Nova Zelândia) estimou a cauda do cometa em imagem do dia 22 em torno de 80 graus de comprimento por 30 graus de largura.


29 de janeiro:
O Cometa é observado ao anoitecer em Florianópolis, localidade de Carianos. Usando procedimentos de correção atmosférica, a magnitude estimada a olho nu foi de 2.9 enquanto que pelo binóculo 7x50 o brilho foi estimado em magnitude 2.8 . Apesar do luar e da altura de 8-10 graus, foi possivel detectar tenuamente a olho nu uma cauda com cerca de 4 graus de extensão. A foto abaixo foi tomada às 21:10 HBV (23:10 TU).


O cometa também foi observado no norte da Ilha de Santa Catarina, na localidade de Jurerê pelos integrantes do GEA: Geraldo, Alfredo e Angela. Eles estimaram a magnitude aparente entre 3 e 4. Aplicando os valores de correção atmosférica, a estimativa ficaria entre +1 e +2.

Efemérides obtidas(http://cfa-www.harvard.edu/iau/Ephemerides/Comets/2006P1.html)

Carta de busca: 17 de fevereiro a 13 de abril de 2007

MAIS INFORMAÇÕES TÉCNICAS

INFORMAÇÕES DA SEMANA DE 7 A 15 DE JANEIRO DE 2007

INFORMAÇÕES DA SEMANA DE 16 A 20 DE JANEIRO DE 2007

INFORMAÇÕES DA SEMANA DE 21 A 28 DE JANEIRO DE 2007

                                   (volta)