Como Obter uma Carta de Busca Certificada
para Observação de Estrelas Variáveis

A fonte básica para obter cartas de busca certificadas é www.AAVSO.org. Use a designação AAVSO da variável (exemplo: 1842-05 ou R SCT para a variável R Scuti), copie para a caixa de busca da página principal AAVSO, selecione "Find Charts" e clique em "GO".

Outra fonte de cartas de busca certificadas, com mais ênfase em variáveis do hemisfério sul é o site: VARSAO. Aqui as cartas são ordenadas pela abreviação da constelação seguida da letra da variável (exemplo: SCT R para a variável R Scuti)


Carta auxiliar de busca no software planetário "Cartes du Ciel" (CdC) (não certificadas):

Para gerar uma carta de busca genérica no CdC (veja observação mais abaixo) baixe o arquivo zipado variaveis.zip.
Este arquivo compactado possui dois catálogos, um de variáveis fáceis para principiantes e outro com variáveis mais difíceis para experts. Você pode ativar um ou ambos catálogos ao mesmo tempo.
Para ativar o catálogo no CdC, após descompactá-lo e salvá-lo em "...\Ciel\cat\externes\variaveis" (criar este último diretório), basta entrar no menu... "Preferências" / "Parâmetos dos catálogos e objetos..." ...selecionar a aba "Tamanho", clicar com botão direito numa linha em branco, selecionar "Abrir definição de catálogo" e procurar o catálogo desejado em "...\Ciel\cat\externes\variaveis". Lembre-se de marcar a caixa [ ] "Mostrar estes catálogos".
No mapa do CdC aparecerão pequenos círculos vermelhos marcando a posição aproximada das variáveis da tabela acima, o nome e o tipo da variável. Para saber mais informações clique com o botão direito neste círculo e abra as "identificação do objeto", lá você encontrará as seguintes informações:

Objeto de Catálogo Externo
var. U Mon RV                  nome e tipo da variável
Dimensão:  10.00'              sem significado
Descrição 1: 92d U Monocerotis período da variável e nome por extenso
Descrição 2: 0726-09           designação AAVSO
Descrição 3: 5.8-7.7 V Bino    mín. e máx. magnitudes e instrumento sugerido 
 
J2000 RA:   7h30m48.00s   DE:-09°47'00.0"
Date  RA:   7h31m02.24s   DE:-09°47'38.5"
 
Porto Alegre 2004-12-22   2h16m  ( TU +  -2h00m )
Tempo Sideral    :  6h55m
Ângulo Horário   : 23h24m
Azimute          :+24°24'
Altitude         :+68°05'
 
Nascimento  :      20h27m Azimute:+101°40'
Culminação  :       2h52m
Ocaso       :       9h18m Azimute:+258°20'

Observação: Vale ressaltar que estas cartas geradas com o software CdC não são certificadas, são meramente para obtermos uma visão geral das variáveis presentes no céu num determinado momento e efetuarmos o planejamento das observações. Para efetuar a busca e avaliação de cada variável somente as cartas certificadas (AAVSO ou similar) devem ser utilizadas.