Seção de Ocultações da REA

Ocultação de estrela pelo trans-netuniano Varuna, 19 de Fevereiro, 2010

Breno Loureiro Giacchini

bgiacchini ARROBA yahoo.com.br

        Na noite do 19 de Fevereiro de 2010 ocorreu uma importante ocultação de uma estrela pelo trans-netuniano (20000) Varuna. Disponibilizamos nesta página materiais relacionados com essa ocultação. Aqui podem-se encontrar os emails enviados divulgando o fenômeno e convidando todos a observar, os relatórios das expedições que ocorreram no Brasil, bem como referências a páginas com fotos das mesmas.

        Agradecemos muito a todos aqueles que estiveram envolvidos, direta ou indiretamente, nessa campanha observacional. Em especial, agradecemos aos amigos Felipe Braga Ribas e Bruce Berger pelo estímulo que culminou na concretização dessa bela campanha.

        Apesar de termos tido poucas observações positivas, consideramos todos os esforços realizados como algo muito positivo. Talvez essa tenha sido a maior campanha já realizada no Brasil para a observação de uma ocultação. Isso mostra a organização dos observadores brasileiros e nos dá novo ânimo para futuras observações.

        Seguem abaixo relatos e relatórios de observação, fotos, matérias em jornais e outras páginas relacionadas à "ocultação do Varuna":

Relatórios e relatos

E-mail escrito pelo Felipe Braga Ribas (ON), agradecendo aos observadores e fazendo pequeno resumo dos reportes recebidos pelo Observatório Nacional.

Observação positiva em Camalaú: Relatório da equipe da AAP/SAR, por Audemário Prazeres e Everaldo Faustino.

Relatório da Expedição à Paramoti, Ceará: em breve.

Ocultação em São Luís: Observação da ocultação estelar por Varuna

Ocultação em Maceió: CEAAL confirma dados sobre a Ocultação por Varuna, por Edmilson Souza Barreto e Kizzy Alves Resende.

Ocultação no Ceará: Campanha Internacional "Ocultação por Varuna", por Saulo Machado (REA/GaeA) - inclui fotos

Ocultação no Ceará: relato de André Teixeira (CASF)

Ocultação no Ceará: relatos de Bruce Berger (MIT, EUA): Practice Sessions at the Observatory… e Fortaleza, Brazil with the Clube de Astronomia de Fortaleza

Imprensa:

Ocultação no Ceará: Ceará é ponto de observação (Diário do Nordeste)

Ocultação em Camalaú (PB) por observadores do Recife: Astronômos pernambucanos realizam feito inédito (Diário de Pernambuco).

Ocultação em Natal: Astrônomos de Paris estão no RN para observar fenômeno raro entre Santa Cruz e Currais Novos (Thais Galvão)

Pesquisador norte-americano realiza estudos em Alagoas (Agência de notícias SECOM-AL)

Material divulgado no período de preparação para a ocultação:

16/02:

Nova mensagem de Felipe Braga Ribas (ON)

Informações úteis

Formulário para reporte (ON)

Novidade (16/02): Mapas para localização da estrela:

http://costeira1.astrodatabase.net/20100219.htm

http://www.lesia.obspm.fr/perso/bruno-sicardy/19feb10_varuna/index.html

Novidade (12/02): Dicas de observação - observação visual, inclusive.

Novidade (25/01): novas previsões publicadas pelo MIT em 25/01 indicam que a ocultação tem grande chance de ser visível no Norte, Nordeste e região central do Brasil. Veja aqui o mapa.

        Na noite do dia 19 de Fevereiro próximo ocorrerá uma rara ocultação de uma estrela de magnitude 11 pelo trans-netuniano Varuna.

        A importância da observação desse fenômeno é grande: pode-se determinar as dimensões do Varuna, melhorar o conhecimento de seus parâmetros orbitais além de, eventualmente, detectar a presença de atmosfera ou de satélites.

        Todos esses dados são importantes na pesquisa sobre os objetos trans-netunianos, que têm papel de destaque no estudo da formação e evolução do Sistema Solar. 

        O Norte e Nordeste brasileiros são regiões que têm grande probabilidade de observar essa ocultação. Convidamos, então, todos aqueles interessados em observar essa ocultação, não só o pessoal do Norte/Nordeste, mas de todo o Brasil, a lerem as mensagens e visitarem as página indicadas abaixo, para mais informações.

        Todos aqueles que dispõem de um telescópio com no mínimo 20cm de abertura e se interessam em observar, favor entrar em contato via e-mail: bgiacchini ARROBA yahoo.com.br 

        E-mails de Felipe Braga Ribas e Breno Loureiro Giacchini: dicas de observação 

        ALERTA!! Ocultação estelar por Varuna 19 / fev / 2010 - e-mail de Felipe Braga Ribas, do Observatório Nacional

        Ocultacion IMPORTANTISIMA de TNO. 19 de febrero - e-mail de Claudio Martinez, da LIADA, Argentina (em espanhol)

        Mensagem de Bruce Berger, MIT/Williams College Occultation Consortium, EUA (em inglês)

        http://occult.mit.edu/research/occultations/kbo/Varuna/Varuna.20100219/index.html - página do grupo de ocultações do MIT, EUA (em inglês)


Página Principal