Seção de Ocultações

Como reportar observações

Conteúdo:

1. Ocultações lunares

    1.1. Planilha Excel

    1.2. Programa Occult

    1.3. Programa LunarReport

2. Ocultações por asteróides

3. Ocultações por objetos transnetunianos

4. Outros fenômenos


1. Ocultações lunares

            Adotamos o mesmo modelo de relatório de observações que a IOTA utiliza. Este relatório pode ser utilizado para observações de ocultações de estrelas, asteróides, planetas ou seus satélites pela Lua; sejam elas rasantes ou totais.

            As informações básicas que deve conter um reporte deste tipo são: as coordenadas e altitude do local de observação*, o aparelho (telescópio/binóculo) utilizado, o tipo de fenômeno (reaparecimento, desaparecimento, rasante, miss, etc), o astro ocultado, a data e o horário de ocorrência do fenômeno, o método de observação, a fonte de sinal horário e a precisão da observação.

            Outras informações importantes são: a equação pessoal do observador (se aplicável) e as condições do céu (transparência / estabilidade da imagem).

            Há também um espaço para comentários – que não serão arquivados mas que podem ser úteis durante a análise da observação.

            Detalharemos os três modos de nos reportar uma observação de ocultação lunar a seguir.

1.1. Planilha Excel

            Planilha em Excel composta por quatro páginas (uma de instruções, uma para as informações do observador, outra para os dados do aparelho utilizado – telescópio/binóculo/outros –, e a última para as informações das observações). Existe nas versões em português e em inglês. A maioria dos campos possui uma lista de opções de preenchimento e explicações sobre o mesmo.

            Depois de preenchida, a planilha deve ser enviada para o e-mail bgiacchiniARROBAyahoo.com.br , conforme indicado em sua primeira folha.

PLANILHA EM PORTUGUÊS - compactada (29,6 KB) - .rar

PLANILHA EM PORTUGUÊS - compactada (34,5 KB) - .zip

PLANILHA EM PORTUGUÊS (128 KB)

Instrução: clique no escrito acima e, em seguida, em "Salvar". Salve o arquivo no seu computador.

            Sugerimos que os relatórios nos sejam enviados mensalmente.

1.2. Programa Occult

            O programa Occult, produzido por Dave Herald, possui um editor de reportes que o envia para a pessoa responsável pela coleta.

            Para acessar o editor de reportes do Occult4, depois de instalado o programa, deve-se clicar em “Lunar observations” (no menu a esquerda) e, em seguida, no botão “Add / Edit / Plot observed Lunar Occultations”.

            Para preencher o reporte, basta selecionar a página (de cabeçalho – Header –, de localização e observadores – Site & Names –, e de observações – Events) e preenchê-la.

            Uma vez preenchido o reporte, clique, no menu superior, em “Submit report”. Clique, em seguida, em “Download current Email reporting addresses” para baixar a lista de endereços de reporte. É importante baixar a lista que consta no site da RASNZ pois é ela que contém nosso email. Para isso, clique em “Source: RASNZ”, na lista à esquerda e, em seguida, em “Download”. Feito isso, vá em “Submit report”, selecione o nosso endereço (“Brasil - Breno L. Giacchini”) e clique no “ok”.

             Vale notar que o procedimento de baixar a lista de emails pode ser feito apenas na primeira vez. Uma vez baixada a lista do site da RASNZ, ela ficará guardada no computador. Aí basta ir no "Submit report" e selecionar o nosso endereço (“Brasil - Breno L. Giacchini”). O observador receberá uma cópia do reporte em seu email.

             É de extrema importância que o observador envie o reporte para apenas uma pessoa.

            Caso prefira, o observador pode, ao invés de enviar o arquivo pelo Occult, salvá-lo no computador e enviar-nos como anexo por email para bgiacchiniARROBAyahoo.com.br .

             Página do programa Occult4: http://www.lunar-occultations.com/iota/occult4.htm .

1.3. Programa LunarReport

            Para aqueles que não possuem o programa Occult4 instalado no computador, Dave Herald lançou, separado do Occult, seu editor de reportes. O arquivo compactado é de 196 KB e pode ser baixado em:

http://www.lunar-occultations.com/occult4/lunarreport.zip

            As instruções para preenchimento/envio de reporte são as mesmas apresentadas no item anterior, Programa Occult.


2. Ocultações de estrelas por asteróides

Formulário de reporte (Excel):

PLANILHA - compactada (14 KB) - .zip

PLANILHA


3. Ocultações por objetos transnetunianos (TNOs)

            O formulário de reporte de ocultações de estrelas por TNOs que adotamos é o utilizado pelo Observatório Nacional:

Formulário TNOs


4. Outros fenômenos

            Não possuímos formulários de reportes para outros fenômenos. Mas isso não quer dizer que não recebamos reportes de outros tipos de ocultações! Para esse tipo de reporte, o observador pode nos mandar, por email, os dados relevantes do fenômeno observado.

O observador interessado pode nos contactar pelo email bgiacchiniARROBAyahoo.com.br para mais informações.


* Sugere-se o uso de um aparelho GPS para se determinar as coordenadas e de um altímetro para a altitude. Caso o observador não disponha de algum desses aparelhos, outros equipamentos (ou mesmo cartas) podem ser utilizados. Para a maioria dos fenômenos mais freqüentes o programa GoogleEarth oferece uma aproximação satisfatória.


Página Principal