Seção de Ocultações

Ocultações de planetas pela Lua

        A técnica para se observar ocultações de planetas pela Lua é, basicamente, a mesma utilizada para se observar ocultações de estrelas pela Lua.

        Chamamos atenção, apenas, para algumas diferenças:

        1. Contatos:

        As ocultações de estrelas pela Lua normalmente ocorrem de forma instantânea, isto é, a estrela desaparece muito rapidamente. Assim, há somente dois contatos: o primeiro na imersão e o segundo na emersão.

        Como os planetas têm grande diâmetro aparente, as ocultações de planetas pela Lua são graduais, ocorrendo quatro contatos: dois na imersão e dois na emersão.

        O primeiro contato é quando o bordo do disco do planeta "toca" o limbo lunar.

        O segundo ocorre no momento em que o disco do planeta desaparece totalmente atrás do disco lunar.

        O instante em que o disco do planeta começa a reaparecer detrás do limbo lunar caracteriza o terceiro contato e, quando o disco do planeta se separa por completo do limbo da Lua ocorre o quarto contato.

        Desta forma, numa ocultação de planeta pela Lua, o observador procura determinar o instante de ocorrência desses quatro contatos.

        2. Satélites:

        Quando de uma ocultação de planeta pela Lua, o observador deve estar atento a possíveis ocultações de satélites do planeta. Neste caso, os satélites se comportam como estrelas, desaparecendo [e reaparecendo] de súbito atrás [detrás] da Lua.

Página Principal