Seção de Ocultações da REA

Ocultações de estrelas por asteróides

Ocultações de estrelas por asteróides, visíveis no Brasil


Setembro/2013

            Selecionamos, dentre as ocultações de estrelas por asteróides elencadas por Steve Preston em sua página, aquelas cuja faixa de visibilidade passará sobre o Brasil. Cada mapa abaixo mostra as ocultações visíveis em um certo período de tempo (entre uma semana e dez dias) do mês. A faixa central de uma ocultação é representada por duas linhas sólidas paralelas, enquanto que a linha central é indicada por uma linda pontilhada. Como os mapas não indicam as faixas de incerteza (1-, 2- e 3-sigma) eles servem apenas para indicar aproximadamente a faixa de visibilidade. Se seu observatório está localizado nas proximidades de uma faixa do mapa, você deve consultar os mapas específicos (logo trataremos deles) para ver em qual faixa de erro você se encontra. Cada trajetória do mapa é rotulada pela data da ocultação (ano, mês, dia) e pelo número do asteróide envolvido. Com essas informações do rótulo você poderá obter mais detalhes sobre determinada ocultação consultando a tabela que sucede cada mapa.
            As colunas da tabela indicam, nesta ordem, a data (ano, mês, dia) da ocultação, o horário aproximado de ocorrência em Tempo Universal (o horário preciso para a sua localidade pode ser solicitado via e-mail, bgiacchini ARROBA yahoo.com.br), o diâmetro do asteróide (diâmetros real e aparente), a duração máxima da ocultação, a magnitude da estrela, a queda de magnitude prevista (em magnitudes visual e R), a elongação solar da estrela, o percentual do disco planetário iluminado (para ocultações por planetas), o número da estrela (e o catálogo de referência), a indicação de duplicidade (w, d) ou variabilidade (v) da estrela, número e nome do asteróide. A coluna ISAM indica se o asteróide tem modelo tridimensional por inversão de curva de luz. A última coluna é um número interno de referência  do evento e não tem nenhuma relevância para o observador.
            Logo depois da tabela disponibilizamos um arquivo GoogleEarth com os mapas das ocultações constantes na tabela (e no mapa que a precede).
            Disponibilizamos ainda uma pasta com as previsões completas de cada ocultação do mês e o mapa GoogleEarth específico de cada evento -- com a faixa de incerteza. Esta pasta (compactada) pode ser baixada logo abaixo, antes dos mapas e tabelas.
            Para mais informações consulte as páginas de referência, listas no final desta página, ou entre em contato pelo endereço (bgiacchini ARROBA yahoo.com.br).

Pasta com as predições completas para Setembro-2013


Arquivo para GoogleEarth

Arquivo para GoogleEarth

Arquivo para GoogleEarth

Arquivo para GoogleEarth


            Recomendamos àqueles interessados na observação e registro das ocultações de estrelas por asteróides o programa OccultWatcher, desenvolvido por Hristo Pavlov. Além de calcular as previsões de ocultações para um dado lugar, ele possibilita o contato entre os observadores que tentarão observar determinado fenômeno, sendo útil na organização de campanhas observacionais mesmo a nível internacional.


            Páginas de referência:

            Steve Preston: www.asteroidoccultation.com 

            Derek Breit: www.poyntsource.com/New/index.htm 

            OccultWatcher (Hristo Pavlov): http://hristopavlov.net/OccultWatcher/OccultWatcher.html 




Página Principal