Return

O USO DA FICHA DE OBSERVAÇÃO


FICHA DE OBSERVAÇÃO

A ficha em anexo, que deve ser fotocopiada para cada observação, mostra 3 círculos vazios de 4,3cm de diâmetro. No primeiro círculo (visual), faz-se o desenho das manchas de albedo visíveis ao telescópio, principalmente os meio-tons. No segundo círculo, localiza-se as leituras fotométricas de cada região da superfície marciana (Método de G. de Vaucouleurs). No terceiro círculo, faz-se destaque de possíveis nuvens visíveis, principalmente através de filtros coloridos e anotar em qual cor que a nuvem destaca-se mais.

O texto pode ser escrito em português ou em inglês, pois muitas das observações serão enviadas para entidades internacionais.

Coloque data, horário do início e fim da observação e o cálculo do Meridiano Central (MC) correspondente (veja tabela acima).

Na qualidade da imagem, considera-se como "seeing" de valor zero, a imagem de pior qualidade atmosférica terrestre possível e de valor 10, a imagem de melhor nitidez, com total ausência de perturbação atmosférica terrestre. O observador subjetivamente julga o valor que corresponde à qualidade da visão durante a observação.

A transparência atmosférica é dado conforme o limite de magnitude estelar visível à olho nu.

O local de observação é expresso em latitude, longitude e se possível, altitude do lugar.

Nas "Notas de Observação", escreve-se detalhes importantes ocorridos durante a observação.

Nos casos de observações especiais, como retirada de dúvidas, notificação de nuvens evidentes, pede-se, se possível, entrar em contato com o autor.