Return

CALOTAS POLARES


Devido à posição em sua órbita, em 2005 Marte apontará apenas um polo sul para Terra. No dia da maior aproximação, seu eixo estará desviado –13,8º para o sul.
Devido a essa posição, será possível visualizar a região polar sul. A região polar norte estará pouco visível, mas poderá ser observado o aparecimento de nevoeiros que alguns observadores consideram como sendo a Cobertura Polar (em inglês: Polar Hood). A Cobertura Polar Norte (North Polar Hood) poderá ser vista como em 1988 e 2003. Ela será vista como um embaçamento azul acinzentado de pouco brilho na região polar norte.
Muito diferente da Cobertura Polar Norte, a capa de gelo formada no pólo sul será de um destaque marcante e brilhante. Nos meses de setembro a dezembro, ela deve brilhar como um ponto esbranquiçado na região polar sul. Seu tamanho diminuto será conseqüência de seu derretimento. O surgimento e o derretimento das capas polares são de comportamentos variados para cada ano marciano.

A recessão da capa polar sul não é uniforme em longitude, pois ela é excêntrica ao seu polo de rotação, em torno de 6,5º. Por isso, durante o verão e nas aproximações periélicas, ela é melhor notada na longitude 60º e muito mal vista na longitude 220º.

GLOSSÁRIO:

COBERTURA POLAR: É uma nuvem espessa, cinza ou azulada, normalmente mais escura que a capa polar. Ela surge sobre a capa polar e normalmente precede o crescimento da capa. Elas tem características muito variadas, podem surgir e desaparecer num espaço de 2 ou 3 dias, além de mudar sua aparência a todo momento. Ela não é visível no filtro vermelho (enquanto que a capa polar é ), mas é proeminente no filtro azul ou violeta. O seu comportamento ainda é pouco compreendido. As análises polarimétricas da cobertura polar indicam que ela tem a mesma natureza das nuvens brancas, que são consideradas como sendo formada principalmente por cristais de gelo de água, e, em menor proporção, por cristais de gás carbônico e poeira.