Return

CALOTAS POLARES


Como todas as aparições afélicas, Marte apontará apenas seu polo norte para a Terra. A posição do eixo marciano estará deslocada 17,3ºN em 10 de fevereiro; 15,1ºN em 10 de março; 16,5ºN em 10 de abril; 20,8ºN em 10 de maio; 23ºN em 10 de junho e 21,7ºN em 10 de julho de 1999.

Devido à essa posição, será impossível visualizar o polo sul. Porém poderá surgir nevoeiros que alguns observadores consideram como sendo a Cobertura Polar Sul (em inglês: South Polar Hood).

A Capa Polar Norte, ao contrário, estará bem visível e em rápida retração, devido ao verão e outono. A Cobertura Polar Norte (North Polar Hood) não deverá estar presente, uma vez que ela desapareceu no final do inverno. Tente observar o remanescente da Capa Polar Norte no final de junho. Em caso positivo, ele aparecerá como um ponto estelar próximo da borda norte do disco planetário.

Um intenso colar escuro emoldurando a capa polar em retração poderá ser visto por todo o período de observação. Essa faixa, chamada de Olympia planitia nos mapas atuais, é considerada como sendo o resultado do efeito de contraste de uma região mais escura, revelada pela retração da capa gelada, conforme sua água e o gás carbônico sublimam para a atmosfera.

Sobre a Capa Polar Norte aparece às vezes fissuras, sendo a mais conhecida a "Rima Tenuis", que pode aparecer nos dois primeiros meses do ano.

GLOSSÁRIO:

A) COBERTURA POLAR: É uma nuvem espessa, cinza ou azulada, normalmente mais escura que a capa polar. Ela surge sobre a capa polar e normalmente precede o crescimento da capa. Ela não é visível no filtro vermelho (enquanto que a capa polar é ), mas é proeminente no filtro azul ou violeta. O seu comportamento ainda é pouco compreendido.

B) RIMA TENUIS: É uma fenda escura que cruza a Capa Polar Norte nas longitudes 135º a 332º que é melhor perceptível no filtro vermelho. Ela nem sempre aparece e sua natureza é desconhecida, pois não corresponde a nenhum acidente topográfico das imagens das sondas norte-americanas Marineres e Vikings. Em 1996-97 a enigmática Rima Tenuis não apareceu. As imagens da tempestade de poeira fragrada pelo Telescópio Espacial Hubble em 18 de setembro de 1996, seguiu curiosamente as mesmas características de Rima Tenuis. Em 15 de outubro de 1996 a tempestade parecia um entalhe na Capa Polar Norte. Isso criou uma certa polêmica, se Rima Tenuis é uma rachadura na Capa Polar Norte ou se é apenas uma tempestade de poeira que se estende pela capa. Por isso, é necessário saber quais são as condições e quando Rima Tenuis e outras fissuras aparecem na Capa Polar Norte.