Return

COTAS FOTOMÉTRICAS


COTAS DE INTENSIDADE FOTOMÉTRICA DE G. de VAUCOULEURS:

O estudo detalhado dessas manchas, inclui um método prático visual que mede a intensidade da sua tonalidade. Conhecida como "Cotas de Intensidade Fotométricas", foi estabelecida por Gèrard de Vaucouleurs.

Trata-se de uma escala de 0 a 10, que estabelece a intensidade de brilho das regiões marcianas. Considera-se que o valor zero, corresponda ao brilho da Calota Polar, por ser normalmente a região mais brilhante de Marte. O valor dez indica a região mais escura, correspondendo ao fundo do céu. Sendo assim, logicamente as regiões claras terão valores tendendo à zero e as regiões escuras à dez.

Subjetivamente e considerando esses dois extremos (0 a 10), considera-se um valor para cada região marciana, usando-se os valores intermediários.

Segundo o observador brasileiro Jean Nicolini (1922-1991) as áreas mais claras de Marte possuem valores médios de 1,5 a 2,5 (ex.: Hellas, Tharsis, Amazonis etc.) e as mais escuras podem alcançar valores de 6 a 7 ( Syrtis Major, Solis Lacus, Tyrrhenum Mare etc).

Em termos práticos, pode-se reproduzir o desenho das manchas vistas ao telescópio e depois anotar ao mesmo tempo o valor fotométrico dessas regiões.

Marte em 1993 Marte em 1995
Faixa escura citada no texto
Marte em 1997