Return

OPOSIÇÃO


Nos próximos meses Marte estará mais uma vez próximo da Terra. Será uma aproximação afélica, pois Marte estará num segmento de sua órbita, que se encontra mais distante do Sol, ou seja, a apenas 58º após o afélio. O afélio ocorreu em 16/12/1998. Nas aproximações afélicas o polo norte de Marte fica apontada para Terra. Assim a Capa Polar Norte será bem visível.

O dia de maior aproximação do planeta Marte será em 01/05/1999, à uma distância de 86.540.000 de Km da Terra. Seu diâmetro visual será de 16,19 segundos de arco e sua magnitude -1,6. A oposição será um pouco antes, em 24/04/1999. Essa diferença entre o dia de maior aproximação e o dia da oposição é devida à acentuada excentricidade da órbita de Marte. A conjunção de Marte com o Sol será em 1 de julho de 2000.

O solstício de verão marciano ocorreu no dia 29/01/1999. Portanto, o verão estará predominando no hemisfério norte do planeta. Devido a isso, a Capa Polar Norte estará em rápido derretimento.

A posição de Marte, entre as constelações de Libra e Virgem, torna-o acessível principalmente ao hemisfério sul da Terra (declinação variando em torno de -10º).

Apesar da alta sofisticação das sondas que estão em Marte ou dirigindo-se a ele, a velha arte de observar ao telescópio é a mais útil ferramenta da astronomia moderna e é o forte do astrônomo amador. A visão global do planeta, conforme é visto da Terra ao telescópio, produz uma imagem vantajosa do planeta. As sondas que orbitam Marte, muito próximas da superfície para poder captar todos os informes da vista telescópica, além de serem previamente programadas, conforme a sua órbita, captam apenas imagens preestabelecidas.

Marte, no momento, é um laboratório natural para um estudo atmosférico, pois não foi afetada pela atividade humana. Ele possui quatro estações, tem um clima de atividade global, mudanças climáticas, degelo anual de suas calotas polares, nuvens de tempestades de cristais de água, ventos empoeirados e variações superficiais que mudam de cor e tamanho ao longo do tempo.

Algumas questões marcianas permanecem abertas, ainda sem soluções: O clima polar é estático ou é cambiante ao longo do tempo? As nuvens de cristais de gelo d'água que surgem em regiões equatoriais são sazonais? Se for sim, pode-se prever o seu tipo, seu surgimento, e seus locais prediletos de surgimento? Os ventos superficiais estão relacionados com a formação de nuvens e seus movimentos? O que causa as seculares mudanças nas manchas de albedo? Suas localizações topográficas são controladas ou são resultado de ventos não sazonais?

As observações feitas pelos membros da REA, serão novamente enviadas para o International Mars Patrol (I.M.P.). Essa entidade foi fundada pelo norte-americano e célebre observador de Marte, Charles F. Capen (1926-1986) no final dos anos 60. O IMP já contribuiu com mais de 30 mil observações de Marte e também trabalhou em 15 aparições do planeta em seus 35 anos de existência. Estiveram trabalhando para o I.M.P. um total de 47 países. Essa entidade tem o objetivo de monitorar o planeta 24 horas por dia, pois ela tem observadores em toda parte do mundo. Toda alteração significativa observada na atmosfera marciana, deverá ser anunciada imediatamente, principalmente pela Internet, pois a rede vai divulgar o achado para todos os observadores no mundo. Junto ao I.M.P. trabalham os membros de várias entidades, como a "Association of Lunar and Planetary Observers -A.L.P.O." (E.U.A.), "British Astronomical Association -B.A.A." (Inglaterra), "Nordic Mars Observers" (Suécia), Oriental Astronomical Association -O.A.A." (Japão), Arbeitskreis Planetenbachter (Alemanha) e a "Rede de Astronomia Observacional -REA" (Brasil).

Em 1995 astrônomos da N.A.S.A., convidaram os astrônomos do I.M.P. a trabalhar em conjunto, pois as observações amadoras feitas em luz visível, com o uso de filtros, vai complementar o trabalho profissional feito no infravermelho. Além disso, a análise meteorológica global e as mudanças das manchas de albedo, são dados que são dificilmente obtidos pelos orbitadores Mars Global Surveyor que está em órbita e da mesma forma pelas novas sondas do projeto Mars Surveyor 98, que chegarão em Marte no final do ano, o Mars Polar Lander e o Mars Climate Lander. O astrônomo norte-americano James F. Bell, ou melhor, Jim Bell, como é mais conhecido, da Universidade de Cornell, criou um projeto junto ao I.M.P. chamado " Marswatch Project". Trata-se de um programa de colaboração entre profissionais e amadores, na observação telescópica de Marte.

O projeto " International Marswatch" de 1997 desenvolveu-se com sucesso total. Foram mais de 150 astrônomos amadores e profissionais de 14 países, colhendo imagens CCD, fazendo desenhos ou relatórios, de forma sistemática, sendo depois enviadas por correio normal ou por Internet às centrais das entidades e por fim aos centros de pesquisas planetárias. O Jet Propulsion Laboratory (EUA), arquivou as observações telescópicas de todos os observadores, para depois usá-las nas reduções de dados necessárias para o auxílio da exploração do planeta Marte, que deverá ser colonizado nas próximas décadas . O uso da Internet ajudou bastante os trabalhos, no que diz respeito de comentários, alertas imediatos e discussões dos fenômenos observados no planeta. O projeto correspondeu completamente aos propósitos e auxiliou na determinação da atividade meteorológica do planeta nos meses que procederam a chegada das sondas norte-americanas Mars Pathfinder e Mars Global Surveyor, a Marte. Jim Bell, esteve presente em todas as situações, auxiliando, perguntando e enviando páginas da Internet do Telescópio Espacial Hubble, boletins de últimas notícias e dados colhidos pelas entidades profissionais aos amadores. Os mesmos esforços e incentivos foram feitos por Daniel M. Troiani (ALPO), Donald C. Parker (ALPO), Carlos E. Hernandez (ALPO) e Dr. Masatsugu Minami (OAA), durante o período de observações. A OAA enviou quinzenalmente, pelo correio normal, um jornal com todos os dados das observações feitas pelos integrantes do IMP, entitulado "Communications in Mars Observations".

O Telescópio Espacial Hubble foi de uma valia muito grande para as observações telescópicas. Apesar que ele não esteve apontado para Marte em todos os dias, ele pode auxiliar na retirada de dúvidas de alguns aspectos de observação.

O endereço da página do International Marswatch 96-97 na Internet é:

http://mpfwww.jpl.nasa.gov/mpf/marswatch_ftp.html

Os dados recolhidos pelos observadores profissionais e amadores durante a aproximação de 1999, serão divulgados via "Internet" à todos colaboradores, através do endereço:

http://www.astroleague.org/marswatch/

Para aqueles que usam Internet, segue alguns endereços úteis sobre o projeto do IMP e Marswatch:

http://mpfwww.jpl.nasa.gov/mpf/marswatch.html
http://www.astroleague.org/
http://astrosun.tn.cornell.edu/marsnet/imw/imw3.6.html
http://www.lpl.arizona.edu/~rhill/alpo/mars.html
http://marswatch.tn.cornell.edu
http://mpfwww.jpl.nasa.gov/MPF/marswatch_ftp.html
http://astrosun.tn.cornell.edu/marsnet/mnhome.html