Secção Lunar da REA Brasil

Projeto - Impactos Lunares

Gerente: José Serrano Agustoni

Observação de Impactos de Meteoróides na Lua

Premissa

A Lua, a Terra e todos os corpos do Sistema Solar já sofreram e continuam sofrendo eventos de impacto através de meteoróides, cometas e pequenas partículas que orbiram o Sol. O propósito do projeto de Observação de Impacto de na Lua é coordenar, compilar e avaliar as observações de possíveis eventos de impacto lunares.

Por algumas vezes impactos já foram relatados no passado onde pessoas observaram flash na lua. O mais antigo registro consta de uma observação a olho nu por um Monge do século XII que teria avistado um flash extremamente luminoso na Lua, que é acredito, formou a cratera Giordano Bruno. Os mais recentes exemplos incluem o registro do flare lunar observado pelo médico Leon Stuart em 1953, mas que só foi confirmado 50 anos depois devido às imagens obtidas por sondas espaciais; e o flash registrado no Japão durante o chuveiro de meteoros Leonídeos em 11/18/1999. Este é um exemplo de eventos confirmados, por causa das observações independentes feitas por diferentes observadores. Outros reportes de "TLPs", Transient Lunar Phenomena, na forma de "flashes", luzes ou eventos similares foram relatados, mas aparentemente sem a devida comprovação.

Nós precisamos desenvolver métodos para confirmar se um flash registrado é de origem de impacto ou não. Por exemplo, um sistema de vídeo-filmadora pode conter sinais espúrios que são falsos flash que imita flash de impacto lunares.

Os objetivos principais desse nosso projeto de observação são:

a) Determine uma classificação de flash usando um critério standard (padrão).

b) Determine se o flash que aparecem em imagens de CCD são incidências de raio cósmico ou verdadeiros flash de impacto

c) Acha outros modos para confirmar se um flash registrado é de origem de impacto.

d) Determinar se existe relação entre os impactos com as épocas dos chuveiros de meteoros e a formação de novas crateras..

e) Coordenar, encorajar e difundir a observação de impactos de meteoritos contra o solo lunar no Brasil.

Existem algumas formas de se observar impactos lunares. Um flash pode ser descoberto por observadores visual através de binóculos e telescópios; e/ou registrado durante uma filmagem em vídeo, CCD e outros sistemas digitais de imagem em uma sessão de observação.
A observação de meteoritos lunar ganhou força nos últimos anos, de modo que a experiência desse tipo de observação ainda está em progresso. Não devemos esperar eventos espetaculares tais como ocorrem com bólidos e outros meteoros. Por esta razão requer-se paciência e perseverança para o observador assíduo. Resultados negativos devem acontecer com freqüencia na maioria das vezes e isso de modo algum deverá desanimar o observador. A observação astronômica tem dessas coisas, principalmente quando o evento ainda não é 100% seguro, e depende de tempo, perseverança e disposição dos observadores para registrar um fenômeno.

Para esse propósito montamos um pequeno tutorial que vai ajudar os aficcionados a iniciar uma possíveis observação de eventos de impactos (flash) na Lua. Para isso, veja o TUTORIAL desse segmento da observação Lunar.


CRONOGRAMA DE OBSERVAÇÃO PARA IMPACTOS LUNARES / 2007 - PDF

Tutorial: Como observar impactos lunares - PDF

Cronograma Observacional - Veja

Chuveiros de Meteoros - Veja


Reportes

2007


Reportes Anteriores

2005/2006 - PDF


Subsídios

Efemérides Lunares / 2007 - PDF

Aplicativo: Método de Time Frames.
Utilitário para Cronometragem de um evento utilizando o método de time frames.
Por: Guilherme Grassamann - Excel

Artigo relaconado: Impacto Lunar, um evento não tão raro - PDF


Subsídios

Index

Eviar Reporte por e-mail

Contato com a Secção Lunar