Projeto: Topografia Lunar
Gerente: Juan Miguel Hodar Muñoz
Esboços
Topográficos da Lua
(Lunar Topographical Sketches)
Por que desenhar a Lua? Desenhar a superfície da Lua representa o familiarizar-se intimamente com um mundo que está sempre mudando em aparecimento, e cujas mudanças nenhum outro método pode registra-las do que aquilo que nos é proporcionado pelos olhos atentos de um observador.
É natural que os observadores desejem usar o melhor equipamento e mais recentes tecnologias em suas observações, contudo... Olhando esta magnífica paisagem desenvolvemos uma intima relação com a Lua, damos um verdadeiro mergulho na topografia lunar, cuja sensação de proximidade não nos pode ser dada com estudos de livros ou fotografias.
Não somos contra as modernas tecnologias observacionais, ao contrário, elas são amplamente utilizadas em todos os campos da observação celeste com êxito sem igual. São muito precisas em registrar o relevo lunar com todas seus nuances e acidentes topográfico. Contudo, o que queremos é enfatizar e resgatar os velhos métodos e suas técnicas; pois se a cada novo avanço tecnológico nós abandonarmos tudo aquilo que foi feito antes, então nós perdemos o elo com nosso passado, e conseqüentemente com nossa história e a herança do trabalho de nossos predecessores.
''Desenhar o que se observa por uma ocular
multiplica por dez (ou mais) o detalhamento da imagem que observamos, pois
a nossa atenção fica muito aguçada. Mesmo que o
desenho não fique bom, o simples exercício da atenção
dá grandes ganhos observacionais.''
José Serrano Agustoni (Zeca)
Veja como fazer esboços da Lua em nosso Tutorial
Esboços Realizados em 2007
Esboços realizados em anos anteriores
2006 - PDF
Plato - Posidonius - Região de Guericke e Parry -
2005 - PDF
Contato para envio de esboços e observações: Secção Lunar