1º EBOC
Encontro Brasileiro dos Observadores de Cometas


Atualizado em 3 de novembro de 2009

Quando foi decidida a realização do EBOC, a Secção de Cometas/REA tinha dois objetivos principais: (1) cumprir a programação do evento e (2) esperar que um 2º EBOC fosse realizado no mínimo no ENAST 2010. Ambos os objetivos foram alcançados!

No sábado, dia 31 de outubro de 2009, pontualmente às 13:30 o Presidente do Programa, Sérgio Carbonar, deu início às atividades do EBOC, chamando todos os presentes a tomarem seus lugares e chamando Alexandre Amorim para as instruções iniciais. Abaixo temos a transcrição destas instruções:

Prezados colegas, observadores, astrônomos amadores e aqueles que estão iniciando na astronomia,

É com grande admiração que estamos todos reunidos para aprender e trocar informações sobre o intrigante estudo dos cometas.

Desejamos agradecer antecipadamente a Organização do ENAST, bem como a Universidade Estadual de Londrina, e seus respectivos responsáveis, pelo espaço físico e tempo concedidos à realização de nosso Encontro.

A programação, como todos podem notar, é bem diversificada e abrange vários aspectos do estudo cometário: desde informações simples para aquele que nunca observou um cometa, passando por considerações mais aprofundadas e pelo resgate histórico dos cometas observados no passado, além de suas implicações para o futuro.

A organização deste Encontro está focada principalmente no bom andamento das apresentações, permitindo que os palestrantes usufruam o máximo de seu tempo concedido para transmitirem as suas importantes pesquisas.

Para isto temos algumas instruções importantes, a saber:

a) temos a importante tarefa dos auxiliares que controlarão o tempo das apresentações;
b) os 10 (dez) últimos minutos de cada apresentação serão concedidos à perguntas e respostas para que a assistência possa interagir com o palestrante;
c) quando se aproximar deste momento, nossos auxiliares sinalizarão ao palestrante através deste aviso (5 minutos restantes);
d) no momento adequado para as perguntas, os auxiliares utilizarão esta indicação (Perguntas);
e) se não houver perguntas, o palestrante poderá usar o tempo restante para as considerações finais de sua apresentação;
f) quando chegar no tempo limite da apresentação, os auxiliares avisarão através deste sinal (FIM).

Sempre lembrando que tais instruções são para o bom andamento de nosso Encontro e para usar de bom senso para os palestrantes que continuarão no programa.

Desta forma, desejamos que todos aproveitem o máximo das informações que serão apresentadas.

Sejam bem vindos ao Encontro Brasileiro dos Observadores de Cometas!

Às 13:40 Maurício José Kaczmarech apresentou sua parte intitulada "Observação de Cometas para Iniciantes". O assunto era bem apropriado para o EBOC uma vez que serviu de boas vindas àqueles que nunca observaram um cometa e que precisam de informações básicas sobre quando e como acompanhar as passagens destes astros. De forma didática, o palestrante explicou sobre a morfologia básica dos cometas, os instrumentos adequados à observação, a atenção que o observador deve ter quanto a situações apropriadas e onde obter informações fidedignas para acompanhar os cometas. Por fim, o palestrante abrilhantou sua participação por distribuir gratuitamente um tratado contendo todas estas informações para o iniciante em observação de cometas. Examinando brevemente o material distribuído nota-se que é de fácil leitura e compreensão, com algumas ilustrações, sendo recomendado para todo aquele que deseja entrar no mundo da observação de cometas.

O assunto didático sobre cometas foi aprofundado na palestra "Cometas: Fósseis do Sistema Solar" por Marcos Rincón Voelzke às 14:10. Além de confirmar muitas informações da apresentação anterior, o palestrante explorou a questão da origem dos cometas e das formas de estudá-los, seja pela espectroscopia, fotometria e estudo in situ, tal como ocorreu com o envio de sondas automáticas. O palestrante apresentou também material original de seus estudos sobre o Cometa 1P/Halley durante a passagem periélica de 1986, principalmente sobre a análise de imagens usando filtros apropriados para alguns comprimentos de onda (um poster foi apresentado mais adiante na programação). A assistência ficou surpresa ao ver ao vivo uma amostra de rocha originária de Nördlinger Ries onde houve um impacto de meteorito no passado.

Às 15:00 a apresentação "21 Anos da Secção de Cometas/REA", à cargo de Alexandre Amorim, mostrou um breve histórico desta área observacional da REA, as marcas alcançadas, os cometas mais observados e várias curvas de luz de cometas observados recentemente usando informações do Banco de Dados da mesma Secção. Neste mês de outubro de 2009 a Secção atingiu a marca de 5,5 mil observações arquivadas de 80 observadores. Dentre os projetos em vista está a recuperação de dados anteriores à formação da REA, em especial as observações visuais do Cometa 1P/Halley.

Houve também apresentação de paineis às 15:30. A princípio o tema "Cometografia 2: Reconstruindo digitalmente o cometa Mcnaught a partir de uma câmara fotográfica digital de baixo custo" deveria ser exposto em painel, porém os autores Ricardo Francisco Pereira e Marcos Cesar Danhoni Neves trouxeram o material em formato eletrônico e foi apresentado dentro do tempo concedido (15 minutos). A apresentação trouxe de forma simples como reduzir imagens do mencionado cometa usando ferramentas simples de computador como o programa MS-Paint (disponível na maioria dos computadores com SO-Windows. A seguir, Marcos Rincón Voelzke apresentou seu painel intitulado "CO+ and CN cometary gas relations in 1P/Halley" onde mostrou mais detalhes sobre sua pesquisa observacional do Cometa 1P/Halley durante a passagem periélica de 1986, especificamente sobre estes dois gases presentes na coma e cauda do cometa.

Após a seção de painéis, o Presidente do Programa, Sérgio Carbonar, convidou a assistência para um breve recesso para lanche e conversação, anunciando o retorno do programa às 16:30.

Findo o recesso, um dos coordenadores do EBOC, Alexandre Amorim anunciou a próxima apressentação intitulada "SOHO - O Caçador de Cometas" à cargo de Sérgio Carbonar. O palestrante fez um histórico da missão SOHO e seus principais objetivos, mostrando que a sonda fez contribuições importantes na descoberta dos cometas sungrazings. Até o momento cerca de 1500 cometas já foram descobertos através das câmeras da sonda SOHO. O palestrante deixou bem claro as formas dos observadores/internautas contribuírem na descoberta destes cometas, lembrando que apesar da UAI reconhecer o descobridor, o nome oficial dos cometas sempre será 'SOHO'.

O programa teve continuidade com a apresentação "Observações Visuais do Cometa C/2007F1" à cargo de José Guilherme de Souza Aguiar. O palestrante destacou as reduções de dados obtidos no Banco de Dados da Secção de Cometas/REA, mostrando diversos parâmetros que são calculados com base nas observações visuais, em especial os parâmetros fotométricos. Segundo esta redução, o cometa C/2007F1 Loneos apresentou Ho = 8,45 e n = 2,98. Além disso, a análise mostrou que o cometa liberou aproximadamente 2,1 toneladas de água por segundo bem como 9x1027 toneladas de CO por volta de 16/11/2007. Ainda com base no valor de Ho é possível calcular tamanho do núcleo em torno de 1,6 km de diâmetro.

Às 17:30 foi a vez de Audemário Prazeres apresentar o tema "Registro do Grande Cometa de 1652 e a Observação do Halley em 1985", destacando o resgate histórico de dois eventos importantes na história da observação de cometas no Brasil. o Cometa de 1652 também ficou conhecido como Cometa Hevelius e foi esboçado numa gravura de 1653 feita em Recife, Pernambuco. A gravura foi reproduzida na "Biblioteca Brasiliana" de Rubens Borba de Morais, Rio de Janeiro, 1958. Jorge Polman traduziu as legendas da gravura, a saber: "Novo, incomum e admirável cometa no Recife, Brasil, visto aos 16 de dezembro, ano de 1652. Assim mostrado e desenhado por N.N." A seguir o palestrante mostrou a primeira imagem do Cometa 1P/Halley obtida no Brasil por astrônomos amadores (S.A.R.) no dia 28 de outubro de 1986.

A ultima palestra do EBOC seguiu o assunto de recuperação de observações visuais. Juliana Hoy da Silveira e Alexandre Amorim apresentaram o tema "Pesquisa e Recuperação de Observações Visuais de Cometas". Primeiramente Hoy destacou o PBOCH, programa brasileiro destinado a armazenar observações do Cometa Halley na aparição de 1985-6. Apesar de toda a campanha promovida na época, hoje carece-se de informações visuais deste cometa, limitando-se a algum material que foi obtido por meio de pouquíssimos observadores. Na sequencia, Amorim trouxe atenção a como resgatar observações visuais antigas e traduzi-las para as formas atuais de registro. Neste caso o estudo de caso foram as observações cometárias de José Brazilício de Souza. A assistência teve a oportuniade de assistir uma breve "aula" de Brazilício com base em artigos de jornal publicados por ocasião da passagem do Cometa 1901G1 Viscara, ao som de uma melodia composta pelo próprio Brazilício (Sub tuum presidium). Por fim, Hoy conclamou a todos, astrônomos amadores, observadores e grupos, a buscarem em seus arquivos quaisquer registros observacionais de cometas passados.

Finalizada a seção das apresentações, Alexandre Amorim solicitou ao Presidente do Programa, Sérgio Carbonar, a sortear o livro "Cometas - Os Vagabundos do Espaço" de David Seargent. O Presidente achou por bem presentear Juliana Hoy da Silveira pela sua estreia em apresentações específicas numa área observacional.

Aqueles que ainda estavam presentes logo após o fim do evento se postaram no lado externo do Observatório do MCTL-UEL para a foto oficial que reproduzimos abaixo (Foto gentilmente cedida por Maurício Kaczmarech). A assistência atingiu um máximo de 20 participantes entre 14:00 e 17:00.



Houve interesse de grupos de Curitiba, Ponta Grossa e Recife em sediar o próximo EBOC. De fato a Secção de Cometas/REA fica lisonjeada com o interesse de várias associações em promoverem o EBOC. Como o segundo objetivo deste EBOC era uma continuidade junto com o ENAST 2010, a Secção de Cometas/REA achou apropriada a escolha do 2º EBOC em Pernambuco, durante o 13º ENAST. Desta forma os observadores e cometófilos nordestinos serão agraciados por participarem do EBOC. Certamente eles deverão contribuir com seus conhecimentos e o EBOC ficará mais enriquecido com tais participações. Desde já convidamos a todos os interessados a participarem da próxima edição do EBOC em 2010.


Comentários que a Secção de Cometas/REA recebeu durante o ENAST:

"Me deu saudades das convenções da REA" - um dos participantes.

"Vai rápido pois fiquei sabendo que lá no EBOC as palestras começarão na hora certa" - Nelson Travnik para Breno Giacchini.

"Estão me perguntando se o EBOC é algum evento fantasma" - vários Enastianos...

"Responda à eles que o EBOC é daqueles cometas que apareceram e bem poucos afortunados viram!" - resposta de Alexandre Amorim à questão acima.

"Para fazer o EBOC em nossa cidade, basta dizer a data" - um dos participantes. [comentário da SC/REA: sem dúvida é motivo de alegria saber que vários grupos desejam realizar o EBOC em sua localidade. E certamente isto acontecerá. Porém vamos seguir passo a passo e no momento apropriado estes grupos poderão organizar o EBOC.]


Salvo citação expressa, todas as informações desta página são ©2009 Costeira1 - Cometas/REA.

(volta)